IPCA-15 varia 0,25% em dezembro – praticamente em linha com as expectativas do mercado
Descrição da publicação do blog.
O IPCA-15 referente dezembro de 2025 foi de 0,25%, praticamente em linha com as expectativas do mercado financeiro (0,27%). Com isso, esse indicador fecha o ano em 4,41%, sinalizando que o IPCA fechará o corrente exercício abaixo do limite superior do intervalo da meta. Vide tabela abaixo divulgada pelo IBGE (*) e a figura 1.




Os preços livres, que são os que mais reagem à política monetária, variaram 0,31% em dezembro, e encerraram o ano em 4,07%. As medidas de núcleos, mensuradas pelas médias móveis dessazonalizadas (método X-13) e anualizadas, registraram elevações em relação ao mês anterior, interrompendo uma trajetória que vinha cadente há vários meses. A piora é mais nítida em Serviços. No entanto, apesar de serem medidas de núcleos, que, teoricamente retiram os efeitos dos preços mais voláteis, há várias atipicidades em dezembro, que podem afetá-las e é prematuro extrair tendência com base nesses números. De qualquer forma, usando o jargão do mercado, qualitativamente o IPCA-15 veio pior do que o número cheio.






Para o IPCA de dezembro continuamos trabalhando com 0,38%, o que daria a variação para o ano de 2025 de 4,31%, abaixo do limite superior da banda da meta (4,5%).
