VOLUME DE SERVIÇOS SOBE 0,6% EM SETEMBRO

Descrição do post.

Claudio Adilson Gonçalez

11/12/20251 min read

O volume de Serviços subiu 0,6% (com ajuste sazonal) em setembro de 2025 em relação ao mês anterior, ligeiramente acima da expectativa mediana do mercado, que era de variação positiva de 0,4%. Esse dado é acompanhado de perto pelos analistas, dado que é exatamente a inflação de serviços que tem mostrado maior inércia, correndo acima das metas, provavelmente em virtude do mercado de trabalho ainda aquecido.

Apresentaram taxas de variações positivas as seguintes atividades: Transportes (1,2%), que inclui carga e passageiros; Informação e Comunicação (1,2%) e de Outros Serviços (1,6%). Registraram quedas os Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (-0,6%) e os Prestados a Famílias (-0,5%). Vide tabela 1.

Os números-índices desde janeiro de 2024 mostram que, de fato, o setor de serviços segue em crescimento contínuo. Como destacou o IBGE em sua nota à imprensa divulgada hoje, o setor está 19,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renova, neste mês, o ápice da sua série histórica.

No entanto, apesar desses números positivos, não é correto falar em aquecimento generalizado dos Serviços. O comportamento, pelo menos desde janeiro de 2024, não é homogêneo entre as atividades. O bom desemprenho é puxado basicamente pelos segmentos de “Tecnologia e Comunicação” e de “Transportes, Atividades Auxiliares e Correios”. Os demais registram crescimento muito lento ou estagnação, há quase dois anos. Vide figuras de 1 a 6.